Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Heidiland

Viver rodeada de montanhas, vacas, gatos e suíços // Wohnen neben Bergen, Kühen, Katzen und Schweizern.

Heidiland

Viver rodeada de montanhas, vacas, gatos e suíços // Wohnen neben Bergen, Kühen, Katzen und Schweizern.

Verdade ou Mito – Resposta // Mythos oder Wahrheit – Antwort

Queríamos agradecer a todos pela vossa participação. Ficámos um pouco surpreendidos com as vossas respostas e satisfeitos com os argumentos que utilizaram para as justificar. Está na hora de acabar com o suspense e revelar o resultado das quatro questões! FALSO é a resposta certa para as quatro perguntas!

 

Recordemos as quatro questões com as respectivas respostas:

 

A língua oficial da Suíça é o suíço.

Todos acertaram na primeira pergunta e souberam justificá-la corretamente. A Suíça tem quatro línguas oficiais: alemão, francês, italiano e romanche.

 

No inverno conduz-se com correntes nos pneus.

A resposta a esta pergunta não foi unânime e apenas quatro pessoas acertaram. Existem três razões para não usarmos correntes nos pneus no inverno: as estradas são limpas com regularidade pelos limpa-neves, usam-se pneus de inverno e é colocado sal nas estradas, ajudando a que a neve derreta mais rápido.

 

Não existe prostituição na Suíça.

Estão todos de parabéns, porque acertaram na resposta, mas não a souberam justificar. Para quem não sabe a prostituição é uma profissão legalizada na Suíça.

 

Uma criança de pais suíços que nasça em Portugal é portuguesa. Uma criança de pais portugueses que nasça na Suíça é suíça.

 

Portugal atribui a nacionalidade segundo dois princípios: jus sanguinis e jus soli. Assim, e sem considerar as diferentes premissas que se aplicam a casos mais específicos, uma criança tem a nacionalidade portuguesa se os pais forem portugueses ou se nascer em território nacional. 

 

Por outro lado, a Suíça atribui apenas a nacionalidade segundo o princípio de jus sanguinis. Também simplificando, uma criança é suíça se os seus pais (ou pelo menos um deles) forem suíços. O facto de nascer (ou não) na Suíça não lhe garante à nascença a nacionalidade. Caso os pais estrangeiros entretanto adquiram a nacionalidade suíça (através da naturalização) a criança poderá obter também a dupla nacionalidade (que ambos os países permitem).

 

Respondendo em concreto à pergunta:

Uma criança de pais suíços que nasça em Portugal é portuguesa (caso os pais residam há pelo menos seis anos no país e o pretendam) e suíça. Uma criança de pais portugueses que nasça na Suíça é portuguesa (podendo mais tarde naturalizar-se suíça).

 

Hoje ficaram a saber um pouco mais sobre a Suíça. Houve leitores que gostaram desta rubrica e se for do interesse de todos podemos voltar a repeti-la. O que acham?

  • Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

  • Kommentare

    Comentar post // Kommentieren