A “Heidi” responde // „Heidi“ antwortet #13
Como anunciámos na semana vamos encerrar esta rubrica. A Ana Peres inaugurou a “Heidi” responde em março (ver aqui) e é com outra pergunta dela que terminamos este capítulo do blogue:
A fundação (histórica) de Glarus tem algum mito associado que conheças?
Não conhecemos um mito associado à fundação de Glarus, mas podemos contar-vos a história de Anna Göldi (1734 - 1782), a última pessoa executada na Europa por bruxaria. O caso aconteceu em Mollis (cantão Glarus) em 1782. O médico e juiz Jakob Tschudi, uma das pessoas mais ricas e influentes do cantão, acusou-a de praticar bruxaria. O médico usou a sua influência, acusando Göldi de práticas de feiticeira contra ele (sedução) e contra a saúde e o bem-estar das suas filhas.
A verdadeira história por detrás desta vil acusação é a seguinte: Anna Göldi era a empregada da família Tschudi e manteve um caso amoroso com o patrão. Este, como temia que a relação fosse tornada pública, acusou Göldi de feitiçaria. Em 2007 Göldi foi absolvida a título póstumo e foi inaugurado um museu em sua honra. Se tiverem interesse em ler mais artigos e livros sobre a última bruxa europeia, encontram-nos facilmente online.
Ao longo de treze edições de a “Heidi” responde divertimo-nos a ler e responder às vossas questões. Queremos agradecer a todos pela vossa participação. Por motivos alheios ao blogue teremos que reduzir o número de publicações semanais para três.