Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Heidiland

Viver rodeada de montanhas, vacas, gatos e suíços // Wohnen neben Bergen, Kühen, Katzen und Schweizern.

Heidiland

Viver rodeada de montanhas, vacas, gatos e suíços // Wohnen neben Bergen, Kühen, Katzen und Schweizern.

Reciclagem || Recycling

Há algum tempo atrás a Chic’Ana perguntou-nos como funciona o processo de recolha de lixo e reciclagem na Suíça. O tempo foi passando e nunca chegámos a responder convenientemente a esta questão. Não era nossa intenção deixar passar tanto tempo, mas foram sempre surgindo outros temas e perguntas para responder.

 

Na quarta-feira, enquanto andávamos à procura dos ecopontos em Adliswil recordámos que nos faltava responder a esta questão. Pela nossa experiência é muito fácil reciclar: os suíços descomplicam e incentivam o processo. Então vejam: os super e hipermercados possuem um ecoponto para pilhas, lâmpadas e garrafas PET. Em algumas zona da cidade (com horário específico, mas alargado) é possível reciclar vidro, alumínio ou doar roupas antigas. Outras substâncias como óleo, areia de gato, compostagem e mesmo aqueles produtos que foram anteriormente mencionados podem ser entregues directamente no centro de reciclagem.

 

ecoponto.jpg

ecoponto_02.jpg

 

Tal como em Glarus, o lixo é recolhido duas vezes por semana. Todavia os dias de recolha variam de cidade para cidade. Em Adliswil, o lixo é recolhido segundas e quintas-feiras de manhã. Cartão e papel velhos também são recolhidos, mas apenas uma vez por mês. No princípio do ano todos os moradores recebem a calendarização anual dessa recolha (esse documento também se encontra disponível online).

 

Como vêem, reciclar é fácil e não dá muito trabalho! Dito isto, gostaríamos de saber a vossa opinião sobre este método de recolha de lixo.

  • Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

  • Kommentare

  • Imagem de perfil

    Heidiland 31.10.2016 09:15

    Olá Ana,
    é normal que te tenhas esquecido, visto que demorei uma eternidade a responder. Agora respondendo à tua pergunta, na primeira imagem vês quatro ecopontos: os três primeiros são para o vidro (vidro castanho, vidro branco e vidro verde) e o último é para alumínio e latas. Nós separamos o vidro por cores
  • Imagem de perfil

    Chic'Ana 31.10.2016 09:19

    Espetacular! Tens de acrescentar isso no texto!! =) Nós por vezes é um caso sério para descobrir um vidrão, quanto mais separar com todo esse rigor.
  • Imagem de perfil

    Heidiland 31.10.2016 09:21

    Eu não acrescentei, porque não me pareceu relevante. Se não também tinha que explicar que também se pode separar os diferentes tipos de óleo etc. Para quem vive na Suíça é fácil encontrar ecopontos e saber separar correctamente o vidro. Além de estar escritos costuma haver um desenho do produtos e cada ecoponto tem a cor do respectivo vidro. Simples
  • Imagem de perfil

    Chic'Ana 31.10.2016 09:23

    Já sabes que eu tenho sempre questões que por vezes não são relevantes! lolol
    Para mim isso é brilhante!
  • Imagem de perfil

    Heidiland 31.10.2016 09:32

    Tu sabes que tens luz verde para fazeres as perguntas que quiseres. Algumas são bastante interessantes que depois de trabalhadas dão excelentes textos
    Eu como sou toda amiga do ambiente adoro ter esta facilidade em reciclar. Neste momento aguardo o dia da recolha do cartão (que é esta quinta-feira) para desfazer-me das minhas caixas de cartão. Uma das primeiras coisas que pesquisei em Adliswil foi: "como funciona a recolha de lixo e reciclagem". Penso que temos deveríamos ter esta consciencialização, o ambiente é para ser preservador.
  • Comentar // Kommentieren:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.