Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Heidiland

Viver rodeada de montanhas, vacas, gatos e suíços // Wohnen neben Bergen, Kühen, Katzen und Schweizern.

Heidiland

Viver rodeada de montanhas, vacas, gatos e suíços // Wohnen neben Bergen, Kühen, Katzen und Schweizern.

Verdade ou Mito – Resposta // Mythos oder Wahrheit – Antwort

Queríamos agradecer a todos pela vossa participação. Ficámos um pouco surpreendidos com as vossas respostas e satisfeitos com os argumentos que utilizaram para as justificar. Está na hora de acabar com o suspense e revelar o resultado das quatro questões! FALSO é a resposta certa para as quatro perguntas!

 

Recordemos as quatro questões com as respectivas respostas:

 

A língua oficial da Suíça é o suíço.

Todos acertaram na primeira pergunta e souberam justificá-la corretamente. A Suíça tem quatro línguas oficiais: alemão, francês, italiano e romanche.

 

No inverno conduz-se com correntes nos pneus.

A resposta a esta pergunta não foi unânime e apenas quatro pessoas acertaram. Existem três razões para não usarmos correntes nos pneus no inverno: as estradas são limpas com regularidade pelos limpa-neves, usam-se pneus de inverno e é colocado sal nas estradas, ajudando a que a neve derreta mais rápido.

 

Não existe prostituição na Suíça.

Estão todos de parabéns, porque acertaram na resposta, mas não a souberam justificar. Para quem não sabe a prostituição é uma profissão legalizada na Suíça.

 

Uma criança de pais suíços que nasça em Portugal é portuguesa. Uma criança de pais portugueses que nasça na Suíça é suíça.

 

Portugal atribui a nacionalidade segundo dois princípios: jus sanguinis e jus soli. Assim, e sem considerar as diferentes premissas que se aplicam a casos mais específicos, uma criança tem a nacionalidade portuguesa se os pais forem portugueses ou se nascer em território nacional. 

 

Por outro lado, a Suíça atribui apenas a nacionalidade segundo o princípio de jus sanguinis. Também simplificando, uma criança é suíça se os seus pais (ou pelo menos um deles) forem suíços. O facto de nascer (ou não) na Suíça não lhe garante à nascença a nacionalidade. Caso os pais estrangeiros entretanto adquiram a nacionalidade suíça (através da naturalização) a criança poderá obter também a dupla nacionalidade (que ambos os países permitem).

 

Respondendo em concreto à pergunta:

Uma criança de pais suíços que nasça em Portugal é portuguesa (caso os pais residam há pelo menos seis anos no país e o pretendam) e suíça. Uma criança de pais portugueses que nasça na Suíça é portuguesa (podendo mais tarde naturalizar-se suíça).

 

Hoje ficaram a saber um pouco mais sobre a Suíça. Houve leitores que gostaram desta rubrica e se for do interesse de todos podemos voltar a repeti-la. O que acham?

  • Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

  • Kommentare

  • Imagem de perfil

    Heidiland 11.04.2016 14:35

    A menina respondeu que nós usávamos correntes nos pneus o que estava errado. Não imaginas o que me ri com as tuas respostas, eram sempre engraçadas.
  • Imagem de perfil

    LadyVih 11.04.2016 15:18

    Sim, disse... porque o meu primo há poucos anos atrás comentou que teve de comprar para ir visitar a namorada...daí ter dito isso.
  • Imagem de perfil

    Heidiland 11.04.2016 15:20

    Sem falar com o rapaz e saber as estradas que andou, não posso comentar essa afirmação. As estradas principais e secundárias são limpas, por isso, não há necessidade em andar com correntes.
  • Imagem de perfil

    LadyVih 11.04.2016 16:05

    Bem, o meu Fabinho lá diz que gastou o seu primeiro dinheiro com a namorada a comprar correntes para a poder ver. Um romântico este meu primo!
  • Imagem de perfil

    Heidiland 11.04.2016 16:06

    Foi muito romantico
  • Imagem de perfil

    LadyVih 11.04.2016 16:11

    Por acaso até é sim senhora! :D
  • Imagem de perfil

    Heidiland 11.04.2016 16:11

    Deve ser boa pessoa como tu
  • Comentar // Kommentieren:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.