Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Heidiland

Viver rodeada de montanhas, vacas, gatos e suíços // Wohnen neben Bergen, Kühen, Katzen und Schweizern.

Heidiland

Viver rodeada de montanhas, vacas, gatos e suíços // Wohnen neben Bergen, Kühen, Katzen und Schweizern.

Vitra Design Museum

vitra_12jpg.jpg

 Elytra Filament Pavilion

 

Quando escrevo a palavra museu alguns leitores têm tendência para desligar. Acontece que o Vitra Design Museum não é um típico museu de exposições, grande (e maçudo, dirão alguns). É antes uma das maiores colecções do mundo de mobiliário de design moderno. Para melhor entender a originalidade e interesse deste museu, é preciso conhecer o seu passado.

 

Antes do museu ser fundado em 1989 por Rolf Fehbaum, a Vitra produzia e vendia exclusivamente mobiliário para apartamentos e escritórios. Em 1981 ocorreu um incêndio que destruiu grande parte das suas fábricas. Como uma fénix renascida das cinzas, o Vitra Campus foi sendo reconstruído ao longo dos anos por arquitectos mundialmente conhecidos:

 

Datas a reter sobre os edifícios do Vitra Campus:

  1. Fábrica (edifícios de Frank Gehry (1989), Zaha Hadid (1993), Siza Vieira (1994), entre outros);
  2. Vitra Design Museum, exposições temporárias (Frank Gehry, 1989);
  3. Vitra Haus, showroom (Herzog de Meuron, 2010);
  4. Vitra Schaudepot, exposição permanente (Herzog de Meuron, 2016);

 

Falando especialmente da Vitra Haus (o nosso local favorito), o espaço onde se encontra o showroom e a loja é espetacular! O edifício tem quatro andares e cada andar está decorado de forma diferente e com artigos de designers famosos. Alguns desses artigos vêm acompanhados por uma etiqueta com o nome do autor e ano da sua criação. Ficámos rendidos a alguns dos modelos de cadeiras e desiludidos com os sofás. Os nossos designers favoritos são Charles & Ray Eames, autores do modelo Lounge Chair & Ottoman (super confortável!).

 

Se gostam de mobiliário alternativo, decoração e arquitectura têm que visitar este showroom e a exposição permanente onde aprendem um pouco sobre a história por detrás de cada produto. Neste momento podem também ver a exposição temporária Olá Robot. Design entre o homem e a máquina / Hello, Robot. Design between Human and Machine) - indicada para miúdos e graúdos.

 

vitra_.jpgvitra_03jpg.jpgvitra_02jpgvitra_04jpg.jpgvitra_05jpgvitra_06jpg.jpgvitra_07jpg.jpg

vitra_08jpg.jpgvitra_09jpg.jpgvitra_10jpg

Fábrica,  Alvaro Siza Viera

vitra_zahahadid.jpg

 Quartel dos Bombeiros, Zaha Hadid

Como vêem o fim-de-semana passado foi divertido e educativo. Fica aqui uma dica: quando forem a Basel visitem o Vitra Design Museum que se encontra próximo desta cidade, mais precisamente em Weil am Rhein na Alemanha (há transportes directos). Tenham um agradável fim-de-semana!

  • Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

  • Kommentare

  • Imagem de perfil

    Heidiland 20.02.2017 11:11

    Qual é a cadeira ou poltrona que te persegue? Tenho que confessar que tivemos alguma preguiça em registrar todas as cadeiras que experimentámos e vimos. Se calhar é alguma que conheço e que também namoro.
    As cadeiras que queríamos para a nossa sala, mas não há orçamento para as comprar são as "Fiberglass side chair" com os pés em madeira. Em Portugal tens muitas lojas de decoração a venderem cópias. Acontece que na Suíça é ilegal possuíres cópias, se fores apanhado levas uma multa e não é pequena.
  • Imagem de perfil

    Psicogata 20.02.2017 11:18

    A Eames Lounge Chair de Charles & Ray Eames :)
    Aqui em Portugal copiasse tudo, mas as cópias de qualidade são caríssimas na mesma.
    Acho muito bem que se protejam os direitos de autor, aqui deveria ser igual.
  • Imagem de perfil

    Heidiland 20.02.2017 11:21

    Oh minha jeitosa não coloquei uma fotografia, mas escrevi que era a nossa cadeira favorita e coloquei um link para a respectiva cadeira. Quando falaste que não a tinha fotografado pensei que fosse um modelo que não tivesse abordado no blogue.
    Eu também concordo que se preserve os direitos de autor. As autores despenderam bastante do seu tempo para criar algo bom e depois vem alguém por trás e copia.
  • Comentar // Kommentieren:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.